Programas Baseados em Mindfulness

  • Conforme referido anteriormente, o Mindfulness no contexto em que é usado na sociedade ocidental atualmente, tem a sua origem nos anos 70, na Escola Médica da Universidade de Massachusets, quando o médico Dr. Jon Kabat-Zinn começou por experimentar um conjunto de técnicas de meditação um grupo de doentes com dor crónica, com quem a medicação habitual não estava a resultar.
  • A eficácia das técnicas utilizadas levou-o a desenvolver um protótipo do programa que hoje conhecemos como MBSR- Mindfulness Based Stress Reduction (ou Programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness). O programa não teve grande projeção no início, e acabou por ficar mais conhecido depois da edição do seu livro “Full Catastrophe Living”, em 1990, e da sua referência num documentário de Bill Moyers “Healing from Within” in 1993.
  • Nessa altura, Zindel Segal, John Teasdale e Mark Williams que se dedicavam ao desenvolvimento de uma intervenção cognitivo-comportamental para a Depressão mostram-se interessados no MBSR, fazendo inclusive o seu treino no programa com Kabat-Zinn. Mais tarde, estes autores acabaram por desenvolver o MBCT – Mindfulness based Cognitive Therapy, direcionada especificamente a pessoas a recuperar de episódios de depressão.
  • Muitos e variados são os estudos que têm vindo a validar ambas as intervenções, ao longo sobretudo dos últimos anos. Os resultados e a eficácia destas abordagens tem inspirado a criação de inúmeros programas específicos para diferentes tipos de público diferentes.
  • Encontramos programas direcionados a crianças (Still Quiet Place), a profissionais de saúde, a idosos, ao contexto empresarial (Search Inside Yourself), a pessoas com patologias relacionadas com a alimentação (Programa Kg-Free, Mindful Eating Training), ou com comportamentos aditivos (Mindfulness Based Relapse Prevention), entre muitos outros.
  • De seguida, destacam-se algumas características de alguns dos principais programas atualmente disponíveis ao público em geral em várias cidades de Portugal. (ver datas dos próximos cursos na Agenda* da Consciência Plena)

You can’t stop the waves, but you can learn to surf

Jon Kabat-Zinn

MBSR - Mindfulness based Stress Reduction
(Programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness)

  • O MBSR consiste num programa psicoeducacional dirigido à população em geral (sem condições particulares), orientado para um grupo, estruturado em 8 sessões semanais de cerca de 2h30 cada, e 1 sessão de dia inteiro de retiro.
  • Utilizando uma abordagem sobretudo experiencial, o seu conteúdo incide no treino de técnicas de meditação, movimentos do corpo, na abordagem de temáticas sobre o stress e o funcionamento do corpo e da mente.
  • Os participantes aprendem a reconhecer os seus padrões de reação habituais, e muitas vezes inúteis perante situações difíceis, e aprendem a trazer para todas as experiências uma atitude interessada, de aceitação e não julgadora, incluindo para as sensações, emoções, pensamentos e comportamento difíceis.
  • O programa facilita também que os participantes aprendam a identificar estratégias para viverem de forma mais saudável, ajudando-os a fazer escolhas mais conscientes para as suas vidas.

MBCT- Mindfulness based Cognitive Therapy
(Programa de Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness)

  • O MBCT consiste num programa psicoeducacional, orientado para um grupo, estruturado em 8 sessões semanais de cerca de 2h30 cada, e 1 sessão de dia inteiro de retiro, e é dirigido especialmente a pessoas a recuperar de episódios de depressão e ansiedade, ou outras situações clínicas similares.
  • Utiliza uma abordagem também experiencial, e o seu conteúdo, para além de incidir no treino de técnicas de meditação, ajuda os participantes a ganhar competências na identificação e resposta ao seu humor depressivo e de pensamentos negativos. O MBCT tem-se mostrado particularmente eficaz na prevenção de episódios de recaída de depressão em pessoas com história de depressão recorrente.
  • O programa incorpora técnicas da terapia cognitivo-comportamental para aumentar a consciência dos padrões de pensamento-emoção-comportamento negativos. O objetivo é, através das práticas de mindfulness, mudar a relação que cada um tem com os pensamentos, as emoções e as sensações corporais, de forma a que em vez de lhes reagir ou de evita-los, aprendam a responder-lhes de forma intencional e hábil.

MSC - Mindful Self-Compassion

  • O programa Mindful Self-Compassion foi desenvolvido por Kristin Neff (investigadora pioneira na autocompaixão) e Christopher Germer (professor e psicólogo clínico em Harvard, nos EUA), e consiste num programa em grupo, desenvolvido ao longo de 8 sessões semanais, com a duração de 3 horas, e 1 sessão intensiva de 4h de prática intensiva.
  • O MSC incorpora o Mindfulness com a abordagem da Auto-Compaixão, ensinando os participantes a serem menos autocríticos, a lidarem melhor com emoções difíceis, a motivarem-se com encorajamento e não com autocrítica, a lidar melhor com relações difíceis, e a aplicar estas práticas no seu dia-a-dia.