Como começar a meditar? 10 dicas para simplificar!

Bright natural dining room nook with vases plates and fruits on the table.

Se está a pensar em iniciar a sua prática de meditação mindfulness, pode ficar assustado com tanta informação, e orientações diferentes. Por isso, a melhor sugestão será: simplifique!

Para manter a simplicidade, sem comprometer a sua intenção honesta de começar a sua prática, ficam estas 10 dicas:

  1. “Não tenho nenhum tempo livre para meditar” Claro que não tem, se tivesse algum período do dia sem tarefas, já o teria preenchido com outra coisa qualquer! Faz parte da nossa cultura… Desengane-se se acha que as pessoas que meditam têm tempo para isso. Não têm! O tempo para a meditação tem que ser criado, reorganizando outras rotinas do seu dia. Por isso a sugestão seria: defina um momento do dia que lhe seja conveniente para a sua prática, e introduza-o na sua rotina de todos os dias. Mas defina-o com abertura, pois pode começar por experimentar uma altura do dia, por exemplo, à noite depois de jantar, por achar que é quando está mais disponível, e depois de alguns dias a praticar pode reconhecer que a essa hora está demasiado cansado ou até com sono. Sendo que a intenção da meditação não é relaxar ou adormecer, mas estar desperto e atento ao que está a acontecer, pode concluir que outra hora mais cedo no seu dia fará mais sentido.

  2. Escolha um espaço para a meditação. É importante que o espaço escolhido lhe garanta: privacidade (alguma garantia de não ser interrompido), seja confortável (em termos de temperatura, luz, etc), seja seguro (para que possa desligar o seu sistema de alerta). Pode deixar o material que precisa disponível naquele espaço, como um colchão, um zafu, ou outro tipo de apoio, mas sobre o material falamos mais à frente…

  3. Se tiver com família ou outras pessoas em casa, ou no sítio onde vai meditar, talvez seja importante antes de se retirar para o seu espaço, avisar que vai meditar, dando uma estimativa do período de tempo que estará indisponível. Desta forma, diminui a probabilidade de ser interrompido, e ajusta as expectativas das outras pessoas relativas à sua disponibilidade.

  4. Coloque um despertador, um cronómetro, um alarme, ou outro instrumento que o possa ajudar com o tempo que definiu para a prática. Desta forma, pode tranquilamente fechar os olhos não se preocupando com o passar do tempo, pois tem a certeza de que o fim do tempo de meditação será anunciado. Para o ajudar nisto, pode também recorrer a áudios de meditações guiadas, que para além de lhe darem as instruções, o ajudam na gestão do tempo. Pode ver mais sugestões sobre isto no artigo https://conscienciaplena.pt/2019/11/18/como-meditar/

  5. Se está a começar a praticar, comece por definir períodos curtos de meditação, experimente começar por 10 minutos nas primeiras semanas. Mais importante do que o tempo que passa a meditar, é a consistência e regularidade que assume na sua prática. Assim, para criar esta rotina, 10 minutos diários 5 ou 6 dias por semana, serão adequados, e provavelmente já lhe vai parecer difícil encontrar 10 min nas 24h do seu dia. À medida que for praticando, provavelmente vai ficar mais confortável com tempos mais prolongados, podendo aumentar para 15 e 20 minutos nos meses seguintes.

  6. Encontre uma posição confortável para a meditação. A posição de lótus é considerada das mais eficazes para estabilizar o corpo para a meditação, mas implica posicionar os pés cruzados sobre as coxas, um pouco acima dos joelhos (como se pode ver na primeira posição do lado esquerdo da figura em baixo). Contudo, e pela exigência física da posição de lotus, a postura Birmanês, que implica cruzar as pernas em frente ao corpo, é frequentemente escolhida (terceira postura na figura). Se optar por se sentar o chão, será útil a ajuda de um zafu – (almofada de meditação) para manter a sua coluna direita. Mas não se deve preocupar excessivamente com o rigor das posturas. O mais importante é encontrar uma posição que respeitando o seu corpo (por exemplo, mantendo a coluna direita), e não o colocando em esforço indevido traduza a sua intenção de estar alerta e desperto para a sua prática. Por isso, é igualmente válido que pratique sentado numa cadeira, mantendo as pernas paralelas, os joelhos dobrados a 90 graus, e as costas direitas e desencostadas da cadeira, com os braços a repousar sobre as coxas (ultima postura do lado direito da figura). Existem outras posturas para praticar sentado, e até pode praticar de pé! Escolher a postura de meditação é um caminho individual, e que pode também ir evoluindo à medida que vai avançando na prática.

  7. Prepare o seu material de meditação: dependendo da postura escolhida, pode ser necessário preparar uma cadeira e um colchão (do tipo yoga ou pilates), para colocar debaixo dos seus pés se optar por ficar sentado na cadeira, ou no caso de escolher sentar-se no chão, poderá precisar de um colchão e um zafu. Tenha também à mão o seu cronómetro ou despertador, e uma manta para os dias frios.

  8. Sendo importante a postura, também é importante o vestuário. Escolha roupa que lhe seja confortável, que lhe permita por exemplo, dobrar as pernas se for o caso, sem limitar a circulação sanguínea, e que não aperte demasiado o abdómen, para que a respiração possa acontecer livremente. Não é que haja um dresscode, mas com tantos desafios que vai encontrar quando começar a praticar, não vai querer que o desconforto da sua roupa seja mais um…

  9. Antes de começar, e sem sintonia com a sua intenção de dedicar esse tempo à sua prática, desligue o seu telemóvel, para garantir que não tem interrupções desnecessárias.

  10. Depois, é só sentar-se, largar tudo o resto, e trazer a atenção para o momento presente!

Posturas Meditação.png

Boas práticas!

Diana Duarte

Previous
Previous

Momento Mindful: Simplesmente Parar

Next
Next

Momento mindful: quando se cruzar com um rosto, OLHE