Momento Mindful: Simplesmente Parar

Bright natural dining room nook with vases plates and fruits on the table.

Espaço de 3 minutos de respiração

Esta prática pode ajudá-lo a trazer consciência a vários momentos do seu dia, independentemente do sítio onde está, do que está a fazer ou do quão atarefado estiver.

O convite é para identificar previamente 3 momentos do seu dia: pode ser ao acordar, antes de entrar para o trabalho, antes de almoçar, antes de entrar em casa, ou no final do seu dia. Momentos de transição no seu dia podem ser boas oportunidades para fazer este “check-in”, ver como está, dar uma oportunidade à mente para repousar, e voltar à sua rotina com mais consciência de si e do seu momento presente.

Em situações de pressão ou momentos difíceis, esta prática pode ajudá-lo também a ganhar alguma clareza sobre a situação em que está, escolhendo a melhor forma de lhe responder, em vez de reagir automaticamente.

Não precisa estar sentado, ou em posição de meditação. Pode acontecer enquanto está numa fila, ou sentado no seu meio de transporte.

Na medida do possível face à situação em que estiver, tente adoptar uma postura corporal que traduza dignidade e a sua intenção de estar atento. Pode escolher estar de olhos fechados, ou com o olhar desfocado apontado para o chão.

Dando permissão para a sua atenção chegar onde está o corpo, nesse momento, pode seguir os seguintes 3 passos:

  • Minuto 1: pergunte a si mesmo: “Qual é a minha experiência neste momento?”

Que pensamentos estão na minha mente neste momento? Sobre o que são esses pensamentos?

Que emoções estão aqui? Qual a tonalidade emocional que está aqui agora?

Que sensações corporais estão presentes no meu corpo neste momento? Talvez fazendo um breve scan ao corpo para identificar as várias sensações.

  • Minuto 2: Agregando na Respiração

Largando tudo o resto, de onde veio, o que fez antes, para onde vai a seguir…. largando…

Dando este recado à mente: “Por um momento, não há mais nada a fazer, nem mais nenhum sítio onde estar, só aqui sentado, a respirar”…

Trazendo, o melhor que conseguir a sua atenção para as sensações físicas da respiração. Sentindo as sensações da respiração no abdómen: de expansão abdominal quando o ar entra…. e da contração do abdómen quando o ar sai.

Acompanhe o ar desde que entra até que sai, usando a respiração como uma âncora do presente. Se a atenção vaguear por algum momento, gentilmente convide-a de volta para a respiração.

  • Minuto 3: Expandindo

Agora expandindo o campo da consciência para além da respiração para que inclua a sensação do corpo como um todo, a sua postura, a expressão facial.

E, incluindo também o espaço à sua volta, notando os sons que estiverem a acontecer, e abrindo suavemente os olhos, tomando contato com a luz, as cores, os objetos, e os rostos que o rodeiam.

Boas práticas!

Diana Duarte

Previous
Previous

O nosso corpo é a nossa casa

Next
Next

Como começar a meditar? 10 dicas para simplificar!